![]() |
Imagem internet |
A F1 está discutindo atualmente sobre os limites da pista, sim, em pleno 2016 a discussão existe. Pensei muito no assunto, se por um lado é incrível ver pilotos buscando o limite fora da pista, é compreensível o lado dos que são contra, já que combinado não sai caro e o limite da pista existe por um motivo, né!
Muitos defendem que os limites da pista podem ser ultrapassados, como em outas categorias. Recentemente Romain Grosjean comparou a F1 a Nascar, dizendo que seria interessante a categoria seguir o exemplo dos norte-americanos. Kimi Raikkonen também defendeu que não devem existir limites.
Acredito que as regras estabelecidas antes das corridas no briefing devem ser respeitas. Os pilotos devem possuir autonomia para decidirem entre eles o que for melhor para a corrida, vencendo o voto da maioria. Cada categoria do automobilismo tem suas particularidades, em grande parte pela diferença entre os carros. Pela altura e pneu, os carros da F1 normalmente, com pequenas exceções, não ganham tempo ao saírem da pista, pelo contrário, a tendência é que percam velocidade e estabilidade. Para se chegar ao máximo de desempenho os pilotos devem usar o máximo da pista, abrindo ao máximo as curvas, para diminuírem o tempo de redução da velocidade e aumentarem sua velocidade rapidamente. Na boa? Liberem os limites, punindo a volta apenas daqueles que cortam chicanes, a regra será igual para todos, que os bons pilotos aproveitem!