Punta-taco é feito nas corridas de automobilismo para ganhar velocidade na saída das curvas. Nas cidades e estradas pode ser usado também para evitar danos a caixa de marcha no momento da redução. Para fazer o punta-taco o motorista/piloto deve pisar na embreagem com o pé esquerdo, mudar a marcha com a mão e pisar no freio e acelerador, tudo isso ao mesmo tempo. Lembrando que não é para pisar no acelerador até o fundo, apenas um leve toque. Esse ato aumenta o giro do motor durante as trocas, evitando trancos, por exemplo.
Após ler essa rápida descrição você deve estar achando difícil fazer punta-taco, pois saiba que início é mesmo, leva tempo para virar uma rotina, nas primeiras vezes você tem que pensar para fazer, exatamente como era quando você começou a aprender a dirigir, mas após fazer várias vezes o punta-taco fica fácil e automático. O mais difícil para esse blogueiro foi tocar o acelerador enquanto pisava no freio, o cérebro insistia em não aceitar tal manobra. Depois de tentar muito fica automático.
Na pista é inevitável o uso do punta-taco, ele deve ser feito para diminuir ao máximo a perda de velocidade durante a curva, cada detalhe é extremamente importante, já que apenas reduzir a marcha sem fazer o punta-taco pode levar o carro a rodar, o giro baixo durante a freada é entendido como freio motor, o carro ficará muito instável e o muro será o destino certo.
Nas ruas o punta-taco é importante para evitar pancadas na caixa de marcha, tem muita gente boa aí que já estragou o câmbio do carro por reduzir as marchas grosseiramente, sem usar o punta-taco, provavelmente ainda tirava onda com os amigos que sabia reduzir o carro usando as marchas e o freio motor. ¯\_(ツ)_/¯
Claro que não sou professor de direção, sou apenas blogueiro, por isso eu trouxe dois vídeos excelentes de pessoas ensinando a fazer o punta-taco, o primeiro é do Ferrari F355 Berlinetta, o segundo é o canal (canal que possui várias dicas de pilotagem, para carros e kart) do professor Cristian Peticov, , ensinando a fazer o punta-taco a bordo da linda recomendo assistir os vídeos e ainda seguir os canais, que são ótimos!
Veja outro vídeo do professor Cristian Peticov > Peso do piloto x tempo de volta
BÔNUS
Não poderia faltar o clássico vídeo do Ayrton Senna fazendo punta-taco em Suzuka.